Sistema de Informações do Acervo do Museu Nacional
de Belas Artes - SIMBA

Foi criado em 1992 o projeto SIMBA com o objetivo de organizar as informações do acervo do MNBA de forma a garantir maior controle sobre o mesmo e ampliar o acesso e a divulgação dos dados nele contidos. Contando com o apoio da Fundação VITAE, uma nova ficha catalográfica foi criada, as obras recatalogadas de acordo com regras bem definidas, consolidadas em um Manual publicado em 1995 e os dados informatizados. Neste contexto, foi criado o Donato, programa gerenciador do banco de dados. O nome do programa é uma homenagem ao professor, pesquisador e arquiteto Donato Mello Jr., por sua importante contribuição para a documentação do acervo.
O aperfeiçoamento do Donato vem obtendo resultados tão satisfatórios quanto às soluções apresentadas em tratamentos de informações de acervos museológicos, que atualmente está sendo cada vez mais solicitado por outras instituições.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Gravura Brasileira Desenho Estrangeiro Escultura Brasileira Escultura Estrangeira Arte Africana Gravura Brasileira Gravura Estrangeira Pintura Brasileira Pintura Estrangeira Sistema de informações do acervo do MNBA