EXPOSIÇÕES  E EVENTOS REALIZADOS - 2008

Gonzaga Duque
Encerrada em 30 de novembro de 2008.

Numa rara oportunidade de se reunir a crítica de arte produzida entre o final do século 19 e início do 20 e algumas das obras enfocadas, o MNBA abre no dia 9 de outubro, quinta-feira, a exposição Gonzaga Duque, um crítico no museu.

Gonçalo Ivo
Encerrada em 21 de setembro de 2008.

Em sua primeira individual no MNBA, Gonçalo Ivo apresenta a partir do dia 23 de julho a exposição A COR-ESPAÇO | Pinturas e Objetos. Com curadoria de Fernando Cocchiarale, a exposição vai exibir oito telas de grande formato e 47 objetos de madeira.

Entre os destaques estão Tissu D’Afrique, 2007, uma pintura de 120 x 580 cm, Tissu D’Afrique, 2007, um imenso quadro em tons de branco, medindo 200 x 400 cm e Objeto, 2008, um totem de 367 cm de altura. Na mostra, os objetos são pinturas em têmpera tridimensionais, muitas vezes calcinadas, com colagem de folhas de ouro, prata ou bronze.

Tiziana Bonazzola: Flores e Paisagens
Encerrada em 13 de julho de 2008.

A exposição se inspira nos lugares onde Tiziana viveu em sua amada Itália, assim como Saquarema, a casa de praia, a casa de férias. A paisagem de Portugal, onde passou temporadas nos últimos anos, junto a seu filho Paulo, tornou-se presente em suas aquarelas. E há também as flores, sua grande paixão: o seu pequeno jardim fornece modelos que ela executa em aquarelas soltas, poéticas, de cores ora suaves, ora vibrantes, nas quais por vezes podemos encontrar elementos humanos, como pequenos seres alados, ou cabeças, que se vêm apenas sugeridos.

Nas 22 aquarelas e 19 pinturas da exposição, sobressaem trabalhos coloridos, luminosos, conservando grande vigor, esta mostra é uma pequena parte de sua obra, reflexo de uma vida, de uma pessoa forte, porém doce, como a define a curadora da exibição, a professora da EBA/UFRJ, Isis Braga.

Roberto Burle Marx: Memórias e Paisagens
Encerrada em 13 de julho de 2008.

Evento paralelo ao 3º Seminário de Paisagismo Sul-Americano, a mostra Roberto Burle Marx: Memórias e Paisagens reuniu pinturas, cerâmicas, esculturas em bronze, desenhos de jóias e de inúmeros jardins, além de vários esboços, plantas baixas e fotografias de seus projetos no Brasil e no mundo, como o Aterro do Flamengo.