banner educacao mnba

Atividades

Ação Educativa

As ações educativas do Museu Nacional de Belas Artes visam à promoção da cidadania cultural, entendida como o acesso democrático ao universo artístico do nosso patrimônio cultural.

Nesse sentido, nossas ações, que ocorrem nas Galerias da Arte Brasileira dos Séculos XIX e de Arte Brasileira Moderna e Contemporânea, procuram atender aos mais diferentes públicos, em diversos projetos, de forma a diminuir barreiras, estabelecendo uma relação dialógica: partindo dos contextos previamente trazidos pelos participantes, busca-se levá-los à construção do conhecimento artístico.

  

Projetos:

1 – Visitas ao acervo do Museu: Mediações – voltadas para grupos de Instituições Escolares da rede pública e privada, e ONGs que possuam uma ação educativa, ocorrem mediante agendamento prévio pelo telefone. As visitas mediadas objetivam promover a construção de significados e novos olhares no espaço expositivo. As visitas do público infantil, a partir de 5 anos, podem ser permeadas por jogos e histórias, acolhendo a forma da criança interagir com o mundo.

Orientação para o agendamento:
  • Para uma visita livre ao museu, não é necessário o agendamento.
  • Para uma visita mediada, é necessário que o (a) diretor (a), coordenador (a) pedagógico (a) ou professor (a) agende pelo telefone: (21) 3299-0636, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17horas.
  • Só serão agendados grupos de no máximo 40 alunos. A visita mediada de Educação Infantil é realizada com crianças a partir de 5 anos, em grupos de no máximo 25 alunos.
  • Evite que os alunos tragam material desnecessário para a visita. As mochilas deverão ficar guardadas na Chapelaria do museu.
  • Não é permitido comer, beber nem mascar chiclete nas dependências do museu.
  • No caso de desistência da visita, solicitamos que nos avise assim que possível.
Orientações ao professor:
  • Ao programar sua visita ao Museu, pesquise antecipadamente sobre a exposição escolhida. Procure livros e filmes sobre as obras, o estilo, o período de produção e a vida dos artistas. Se possível, visite o museu antes para conhecer as possibilidades pedagógicas do acervo.
  • Converse previamente com os alunos sobre a expectativa da visita: procure saber se já visitaram este ou outro museu, o que é um museu, que objetos artísticos irão encontrar, qual será a dimensão das obras etc.
  • Converse com os alunos sobre a preservação das obras: explique que os objetos artísticos são únicos e que para preservá-los existem regras de segurança e proteção. Por isto é proibido comer, beber e mascar chiclete dentro do museu, e também não se pode tocar nas obras.
  • Ao chegar ao museu, direcione a atenção dos alunos para o prédio: observem a arquitetura, iluminação, como está organizado o espaço expositivo etc.
  • Aproveitem o tempo dentro do museu para observar as obras com calma. Talvez seja mais interessante visitar só uma parte do acervo e voltar em outra ocasião do que tentar ver tudo rapidamente.
  • Após a visita, os alunos poderão realizar atividades complementares em sala de aula, como pesquisas e atividades artísticas.

 

2 – Todo mundo no museu! – Este projeto contempla visitas mediadas para famílias, com jogos e brincadeiras, nas Galerias do Museu, com objetivo de articular arte, cultura e lazer. Ao apreciarmos uma obra de arte, nos despimos do olhar cotidiano e abrimos espaço para novos significados. Fazer isto em família é uma oportunidade de renovar as relações humanas.

Público-alvo: famílias ou grupos de pessoas com relação de amizade, abrangendo todas as faixas etárias. Obs.: é necessário que pelo menos um adulto responsável por criança ou grupo de crianças inscritas participe das atividades.

Vagas limitadas – informe-se pelo telefone (21) 3299-0636 para saber quando as oficinas serão oferecidas e como se inscrever.

 

3 - Oficina para professores: O Museu Nacional de Belas Artes e seu acervo: contribuições para o ensino da Arte na Educação

Objetivo: discutir sobre o papel do museu na educação, conhecer o Museu Nacional de Belas Artes, fornecer subsídios para que o professor crie estratégias pedagógicas para trabalhar o acervo do MNBA em suas aulas e incentivar a visitação ao museu.

Público alvo: professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio da rede pública e privada e estudantes de Pedagogia e Licenciaturas (vagas limitadas).

Duração: 04 horas cada oficina

Quando:Informe-se pelo telefone: (21) 3299-0636 sobre quando as oficinas serão oferecidas e como se inscrever.

 

4 – Projetos Inclusivos: Ver e Sentir através do Toque – projeto experimental de acessibilidade estética. Consiste em visitas mediadas com grupos de cegos e videntes, utilizando estímulos sensoriais diversos, a fim de provocar o diálogo e a troca de impressões, lembranças, comparações, tornando a visita ao museu uma experiência enriquecedora para todos os visitantes do grupo.

Público alvo: pessoas com deficiência visual e videntes

Vagas limitadas – informe-se pelo telefone (21) 3299-0636 para saber quando as visitas serão oferecidas e como se inscrever.

 

5 - Material de apoio pedagógico

Publicações da Seção Educativa disponíveis para download:

Coleção Aprendendo no Museu

Vol. 1 -  Guia de Visita em Família

Clique na imagem abaixo para visualizar e/ou fazer o download do PDF

Orientações para a visita em família, de forma autônoma, com jogos e brincadeiras sobre o acervo do Museu.

Vol. 2 - Quando o Brasil amanhecia – a Primeira Missa no Brasil vista por Vítor Meireles e Candido Portinari

Clique na imagem abaixo para visualizar e/ou fazer o download do PDF

Caderno educativo da exposição. Contêm informações e atividades sobre as obras Primeira Missa no Brasil, (Vítor Meireles, 1860) e A Primeira Missa no Brasil (Candido Portinari, 1948)

 

Informações: Setor de Educação - Tel:  (21) 3299-0636

Eventos

  • 17 Jun - 20 Set
  • 15 Jul - 18 Out
  • 12 Ago - 01 Nov

Obras em Destaque

image

"Objeto nº 14"

José Brasil de Paiva
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17
  • 18
  • 19
  • 20
  • 21
  • 22
  • 23
  • 24
  • 25
  • 26
  • 27
  • 28
  • 29
  • 30
  • 31
  • 32
  • 33
  • 34
  • 35
  • 36
  • 37
  • 38
  • 39
  • 40
  • 41
  • 42
  • 43
  • 44
  • 45
  • 46
  • 47
  • 48
  • 49
  • 50
  • 51
  • 52
  • 53
  • 54
  • 55
  • 56
  • 57
  • 58
  • 59
  • 60
  • 61
  • 62
  • 63
  • 64
  • 65
  • 66
  • 67
  • 68
  • 69
  • 70
  • 71
  • 72
  • 73
  • 74
  • 75
  • 76
  • 77
  • 78
  • 79
  • 80
  • 81
  • 82
  • 83
  • 84
  • 85
  • 86
  • 87
  • 88
  • 89
  • 90
  • 91
  • 92
  • 93
  • 94
  • 95
  • 96
  • 97
  • 98
  • 99
  • 100
  • 101
  • 102
  • 103
  • 104
  • 105
  • 106
  • 107
  • 108
  • 109
  • 110
  • 111
  • 112
  • 113
  • 114
  • 115
  • 116
  • 117
  • 118
  • 119