Usamos cookies neste website para que você possa ter a melhor experiência. Ao continuar a utilizar este site, entendemos que está ciente disso.

Galeria de Moldagens I e II

Um dos cartões postais do Museu Nacional de Belas Artes, as duas Galerias de Moldagens abrigam mais de 150 obras em gesso. Esta magní- fica coleção é constituída por peças moldadas sobre originais do período helenístico, romano, e do greco clássico(a chamada Era de Ouro). A maioria das Moldagens expostas nas duas galerias do 2º piso do MNBA são peças realizadas do inicio do século XIX até 1928, principalmente no período entre 1860 e 1875, na França.

Na Academia Imperial de Belas Artes, e depois na Escola Nacional de Belas Artes (ENBA), o estudo do desenho era feito diante dos moldes em gesso. Nesta época entendia-se que a simples contemplação não era suficiente para compreensão da beleza da escultura clássica, sendo necessário o desenho para o alcance do aspecto nobre e grandioso das obras. 

Parte da coleção de moldagens em gesso foi adquirida com o propósito de preencher os nichos existentes no segundo piso do edifício, que foi construído em 1908 para abrigar a Escola Nacional de Belas Artes.

As moldagens em gesso foram feitas com a técnica de moldagem direta nas esculturas originais distribuídas nos principais museus europeus. Atualmente este procedimento este não é permitido, conferindo a coleção grande importância para representação histórica do ensino artístico no Brasil.